domingo, 27 de janeiro de 2019

Breza (1967)


Um relógio, um padre atravessando a rua, um peru, dois policiais, roupa íntima da senhora, taxas, cachorro preto, garota bonita. Todo mundo morre cedo ou tarde.

"Breza" é um filme poético e sensível que se passa em um remoto vilarejo eslavo nos primeiros anos do século passado. Filmado em locações reais, e principalmente com pessoas locais que não eram atores profissionais, documenta de uma maneira convincente e autêntica uma época em que a fé cristã e o folclore antigo se misturavam na mente dos camponeses que lutavam para ganhar a vida da terra, em meio às muitas dificuldades.

Apresenta um curto período na vida da aldeia durante o qual dois funerais e dois casamentos acontecem, e intercala imagens desses eventos para enfatizar a fragilidade da vida humana, a rapidez com que a beleza e o prazer passam e como somos capturados pelo ritmo, demandas e prazeres da vida, e raramente, muitas vezes tarde demais, temos tempo e inclinação para refletir sobre o que é realmente importante.






O tema principal é o amor, ou a falta dele, entre Janica, garota de beleza incomum, e Marko, homem que já quebrou muitos corações femininos. E o coração de Janica ainda está para ser quebrado. Como poderia ela, então, sobreviver a isto e aos cruéis habitantes da aldeia?

O autor do livro em que se baseia – lançado em 1928, o croata Slavko Kolar, originalmente a escreveu como uma sátira da mentalidade camponesa tradicional no norte da Croácia em 1920. Foi construída como uma tragicomédia, mas no filme só a tragédia permanece. Paisagem assustadora e um pouco surreal, contraste verdadeiro entre protagonistas trágicos e costumes tradicionais hipócritas, e reflexos das relações sociais, rituais, folclore antigo (até mesmo feitiçaria) desnudam a sociedade camponesa croata da época.





Download:


https://1fichier.com/?v84gzt0mrk

Senha: HmB79




Legenda:


AQUI 

2 comentários:

San Okeoman disse...

nao consigo ter a legenda pelo Mega diz nao ter arquivos qdo descompactada

Postmaster disse...

Corrigi agora o link da legenda. Acho que está ok.