domingo, 4 de novembro de 2007

Hakase no Aishita Sûshiki

http://www.imdb.com/title/tt0498505/

Baseado no romance best-selling de Yoko Ogawa, 'O Professor e sua Amada Fórmula' conta a história de uma empregada (Eri Fukatsu) que é contratada por uma arredia herdeira (Ruriko Asaoka) para cuidar do seu cunhado (Akira Terao), que desde um acidente de carro dez anos atrás, periodicamente tem sua memória apagada a cada oitenta minutos. Antes disso, ele era um professor de matemática célebre, e é pelo amor dele aos números e pela vontade da empregada aprender qualquer coisa nova, que os dois formam uma forte amizade, mesmo que a cada dia ela tenha que recomeçar. À certa altura, o professor também conhece o filho da empregada, um garoto de 10 anos, e o apelida de Raiz (Ryusei Saito), uma referência ao símbolo da raiz quadrada. Juntos, este trio consegue formar uma família improvisada, mesmo com os desafios que a lesão cerebral do professor representa.

Dirigido por Takashi Koizumi, assistente de direção dos últimos 5 trabalhos de Akira Kurosawa, 'O Professor e sua Amada Fórmula' é narrado pelo garoto, já adulto e ministrando uma aula de matemática em que usa sua experiência com o professor para transmitir conceitos importantes, sobre matemática e sobre a vida também. Mas o filme, na verdade, tem uma história muito simples, e ao mesmo tempo encantadora, com certas sutilezas da cultura oriental. Se a princípio vemos o professor como uma pessoa excêntrica, absorvida pelos teoremas matemáticos, que até usa os números quando não sabe o que dizer, com a dedicação de sua nova empregada e do filho dela, passamos a vê-lo como alguém que vive apenas o presente, sem se preocupar tanto com sua memória, salvando-o, a bem dizer, da miserável solidão que sua condição (e história) pode causar.

No fim, temos aqui um filme charmoso, elegantemente bem feito, que tece uma história sobre amizade e paixão, um estudo de caráter que vale a pena acompanhar.

- Minha Legenda:
AQUI

- Links HTTP:
CD1
Part1.rar
Part2.rar
Part3.rar
Part4.rar
Part5.rar
Part6.rar
Part7.rar
Part8.rar

CD2
Part1.rar
Part2.rar
Part3.rar
Part4.rar
Part5.rar
Part6.rar
Part7.rar
Part8.rar
senha: uploaded-by-ghiengame

- Link Torrent:
AQUI

A definição de um Matemático em relação a um Cientista pode ser resumida pelo fato que, enquanto este último tenta descubrir uma aproximação da verdade sobre o mundo ao seu redor, um Matemático só procura a verdade absoluta. Estudar Matemática é apreciar o miríade de padrões e ligações que os números podem nos falar sobre nosso próprio pedacinho de existência. Poucos sabem aqui, mas minha área de formação é justamente a de Exatas. E como este tema é personagem deste último filme, deixo aqui pequenas biografias sobre importantes personagens citados no filme, fazendo valer, assim, o 'Adjacências' do título do blog. É bom dizer também que todos vão relembrar dos tempos de escola, quando os fatoriais, os números primos, ou perfeitos, ou inteiros, nos acompanhavam (ou atormentavam). Mas não é tratada de forma assustadora e acredito que não seja empecilho.

Pitágoras: filósofo e matemático grego que nasceu pelos anos de 571 a.C. e 570 a.C. e morreu provavelmente em 497 a. C. ou 496 a.C.. Pitágoras foi o fundador de uma escola de pensamento grega chamada em sua homenagem de pitagórica, onde a essência, que é o princípio fundamental que forma todas as coisas, é o número. E não preciso nem lembra-los do seu famoso teorema, onde a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa. Também foi o primeiro filósofo a criar uma definição que quantificava o objetivo final do Direito: a Justiça.

Raffael Bombelli: viveu no século XVI, sendo incertas as datas correspondentes ao seu nascimento e à sua morte. Crê-se que era natural de Bolonha e nesta cidade exerceu grande parte da sua atividade de matemático e de engenheiro hidráulico. Imaginou um processo para a resolução de equações de 4º grau que ainda hoje é conhecido pelo nome de "regra de Bombelli"

John Napier (1550 - 1617)
: foi um matemático, astrólogo e teólogo escocês. Ele é mais conhecido como o inventor do logaritmo natural (ou neperiano) e por ter popularizado o ponto decimal.

René Descartes (1596 - 1650): foi um filósofo, físico e matemático francês. Notabilizou-se sobretudo por seu trabalho revolucionário na filosofia, mas também obteve reconhecimento matemático posterior por sugerir a fusão da álgebra com a geometria, fato que gerou a geometria analítica e um sistema de coordenadas que hoje leva o seu nome. Por vezes chamado de "o fundador da filosofia moderna" e o "pai da matemática moderna".

Pierre de Fermat (1601 - 1665):
matemático e cientista francês. Considerado o Príncipe dos amadores, Pierre de Fermat nunca teve formalmente a matemática como a principal atividade de sua vida. Jurista e magistrado por profissão, dedicava à Matemática apenas suas horas de lazer e, mesmo assim, foi considerado por Pascal o maior matemático de seu tempo. As contribuições de Fermat para o cálculo geométrico e infinitesimal foram inestimáveis. Contudo, o que mais o interessava, na verdade, era um ramo da Matemática chamado teoria dos números, que tem poucas aplicações práticas claras. É da teoria dos números seu famoso teorema, conhecido como Último Teorema de Fermat, uma espécie de Santo Graal da Matemática, que levou 358 anos para ser resolvido e até virou um livro famoso.

Leonhard Paul Euler (1707 - 1783): matemático e físico suíço. Produziu trabalhos fundamentais em Teoria de Números, Séries, Cálculo de Variações, Mecânica, entre muitos outros. É sua a famosa fórmula de Euler da área específica da análise complexa, que mostra uma relação profunda entre as funções trigonométricas e a função exponencial.

16 comentários:

Anônimo disse...

VALEU!!! TAVA COM SAUDADE DAS PRODUÇÕES ASIÁTICAS.

NUNCA ME CANSO DE ASSISTIR DRAMAS COREANOS E JAPONESES.

Postmaster disse...

pois é anônimo... o bom é que nunca faltam produções asiáticas. Sempre existe alguma em que se trabalhar.. =D

Anônimo disse...

O torrent não inicializa de jeito nenhum pois o demonoid está off, correto? ^_~

Não achei o torrent em outros trackers.

Débora Hégedus disse...

Adoro os orientais. Obrigada!

Postmaster disse...

anônimo... na verdade eu não testei o torrent, baixei pelo rapidshare mesmo. Mas como foi o único que encontrei dizia ter seeds, postei assim mesmo. E se não inicia, certamente não é culpa do demonoid, haja vista eu estar agora neste exato momento baixando dele o provável próximo filme aqui do blog .. =D

Annix disse...

MUITO bom, como sempre! Tks! :)

Anônimo disse...

"As Coisas Simples da Vida" (yi yi)


Filme Japones. Uma dica para o trazer para o blog.

http://www.adorocinema.com/filmes/coisas-simples-da-vida/coisas-simples-da-vida.asp

Débora Hégedus disse...

hahaha!
ó, se os finlandeses fizerem como os dinamarqueses, topo dar uma passadinha lá pq o povo da Dinamarca... aff minha nossa sinhora!

Então, sobre filmes ainda e trocas, tenho o outro blog q só ponho os filmes q tenho... tá certo q acho q o dvd q esta lá é 23 e eu tenho mais de 80 rsrsrs mas já dá pra ter ideia da coleção, se tiver interesse em algum é so falar! Tá no DVDetecaparticular.blogspot.

bjo!

Postmaster disse...

anônimo...
Dà uma olhada no opensubtitles que tem por lá 'Yi yi' em PT-BR... =D

Débora Hégedus disse...

Não sei se vale a pena assistir o Les anges no cinema não... só se vc gostar muuuuuito. Vai assistir o Shottem´up, caso ainda não tenha assistido, pois é muuuuuuito divertido, vou falar dele ainda hj ou amanhã! Tem uma mensagem bem interessante por trás do estilo Rambo de ser... rsrsrs
Falar em países, viu na sua Finlandia querida né... "Tiros em Finlandia"! é duro não ter problemas na vida... a gente tem q achar alguns né! rsrsrsrs

Pandora disse...

postmaster, você tem esse em P2M? :-) Senão tudo bem, puxo no rapid, é que vai demorar uns dias... rs... beijosss...

Anônimo disse...

Você tem algum método pra baixar no rapidshare ou baixar uma parte por dia mesmo?

Abraços!

Postmaster disse...

pandora... eu me desliguei esta semana daquele site em que upava para P2M. Então agora não sei bem como vou fazer... se vou continuar ou não... enfim... nada está descartado ..rs

anonimo... eu simplesmente desconecto e conecto novamente. Isso faz mudar o IP da minha máquina. A coisa ruim é que realmente se precisa estar na frente do pc ..rs.

Pandora disse...

Tudo bem, postmaster! :-)
Estou puxando do rapid mesmo.
Obrigada, viu?

Beijosss...

Poster disse...

postmaster,
Parabéns pelo excelente trabalho que realizou com a tradução da legenda!
E quero agradecer também pela excelente dica de filme que me proporcionou.
Gostei muito, um filme leve, comovente e sensacional.
É revigorante ver a vitalidade e entusiasmo da mãe do 'raiz' e como o professor consegue expressar os mais profundos sentimentos através da matemática e sua linguagem.
Mais uma vez quero agradece-lo e dizer que sempre estou acompanhando seu blog, para encontrar alguma sinopse de filme que me desperte o interesse.

att.

Postmaster disse...

É bem por aí nohara...um filme leve que pode ser visto com toda a família =D