terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Du Er Ikke Alene



Capa do DVD






C
A Dinamarca, na tradição de outros países nórdicos, sempre teve fama de permissiva e liberal no que se refere à sexualidade. Ficaram famosos no início da década de 70 os pitorescos filmes pornográficos da Suécia, um pouco antes do estouro do mercado americano no gênero. Por essas e outras, somente naquelas regiões é que se poderia produzir um filme como "Du Er Ikke Alene", mais conhecido pelo seu título americano: "You Are Not Alone".

Rodado em 1978, numa época ainda bastante livre, o filme marcou época na Europa, apesar de enfrentar censuras e proibições em lugares mais conservadores. Nos EUA só entrou em cartaz em 1981. No Brasil, obviamente, jamais foi exibido.

O filme focaliza a vida de alguns pré-adolescentes numa escola dinamarquesa. O personagem central é Kim (Peter Bjerg), um menino de 12 anos, que é filho do diretor de uma escola só para garotos, no interior da Dinamarca. O clima é de liberdade geral. Os meninos fumam, bebem, cheiram éter, lêem revistas pornôs e vivem com os hormônios à flor da pele.

Até que nasce uma amizade entre Kim e Bo (Andres Agenso), que tem 15 anos. A relação entre os garotos se mostra delicada e envolvente, transformando-se num quase namoro. Escapadas para a floresta fazem parte do cotidiano dos rapazes. Até que um dos estudantes é expulso da escola por ter pregado cartazes pornôs e os outros decidem protestar. Diante disso, Kim e Bo tomam uma decisão surpreendente que vai culminar no clímax da história.

A crítica saudou o filme como uma espécie de "Truffaut sensual", referindo-se aos filmes delicados dirigidos pelo francês François Truffaut, que muitas vezes debruçou-se sobre o universo do afeto infantil, como no clássico "A Idade da Inocência" (1976) - porém nunca ousando mergulhar demais no lado sexual de seus personagens, mantendo o tom "família".

Já "You Are Not Alone" é mais atrevido. Ficou famosa a cena em que Bo e Kim tomam banho no chuveiro da escola e comparam seus órgãos sexuais. Mas apesar de tamanha ousadia, em nenhum momento o filme cai na vulgaridade e na gratuidade. Tudo é feito e mostrado de maneira sutil, romântica e natural.

A questão da puberdade e da descoberta sexual é sempre retratada de forma doce, lírica e honesta. E ainda com o charme do visual fim dos 70, os rapazes com seus compridos cabelos e jeito andrógino. É um filme terno, delicado e bonito.

Não sei se é coincidência, mas grande parte do elenco jovem nunca mais atuou, inclusive o par central, que só tem este filme no currículo.

A legenda eu fazia quando vi que havia já uma em português. Então passei a tomá-la também como base , fazendo ajustes na tradução e na sincronia do release.

- Link IMDB:
AQUI

- Link Legenda:
AQUI

- Links HTTP:

http://rapidshare.com/files/28470973...fwtt.part1.rar
http://rapidshare.com/files/28474075...fwtt.part2.rar
http://rapidshare.com/files/28477493...fwtt.part3.rar
http://rapidshare.com/files/28480790...fwtt.part4.rar
http://rapidshare.com/files/28491485...fwtt.part5.rar
http://rapidshare.com/files/28582642...fwtt.part6.rar
http://rapidshare.com/files/28646985...fwtt.part7.rar

Por outro servidor:
http://www.megaupload.com/?d=NTA4WW6S
http://www.megaupload.com/?d=31OEHGCR
http://www.megaupload.com/?d=RHHGFA1W
http://www.megaupload.com/?d=UEK65LA7
http://www.megaupload.com/?d=TBAP1ODO
http://www.megaupload.com/?d=QF247REQ
http://www.megaupload.com/?d=2ULGWOPO

- Link Dremule:
AQUI

- Link Torrent:
AQUI

8 comentários:

Leandro disse...

perfeito, adorei.

parabéns pela legenda.

Unknown disse...

Ótimo filme perfeito!
Ótima qualidade de imagem!
Só com problema no link,
peço ao amigo que postou
que corrija o link da legenda!
Agradeço pelo ótimo filme...
abraços xD

Unknown disse...

Po esse filme entrou pros melhores que eu já vi! Muuuito boom messmO!

Me amarrei muuuito na trilha sonora dele também, sabe como posso conseguir essas músicas ou pelo menos os nomes ?!


vlww
*se quem for responder, poder me mandar pelo meu email: e_u_zinho2@hotmail.com

=D

Unknown disse...

CARA O FILME É MUITO PERFEITO , INCLUSIVE O FINAL... QUE É SURPREENDENTE ! MUITO LEGAL , GOSTEI .... INCLUSIVE SE NÃO FOSSE POR VC ...EU NUNCA IA ASSISTIR... PELO FATO DAS LEGENDAS...

Anônimo disse...

Muito bem escrito o seu post, parabéns!

Anônimo disse...

EU NÃO CONSIGO ABRIR NENHUM LINK ¬¬ AFF Q SACO TO DOIDO PRA BAIXAR MAS NÃO ABRE NENHUM LINK ¬¬ NENHUUUUMMMM!!!!!

Anônimo disse...

Este filme também está no youtube --> link:

http://www.youtube.com/watch?v=H_1nmjeqAFY

daak disse...

Incrível a forma pueril como foi tratado o filme, mesmo com temas fortes e tão atuais. Assisti esse filme pela primeira vez em fevereiro do ano passado (2019). Du Er Ikke Alene, em 2018 fez 40 anos e foi lançado em bluray. Ao certo não me lembro como cheguei ao filme. Foi surreal a qualidade desta narrativa. Indico. Melhor filme do Gênero que já assisti. Ainda imaginando se encontrarei outro tão Incrível.