quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Taare Zameen Par

Cada criança é especial.

Ishaan Awasthi é um garoto de oito anos cujo mundo está cheio de maravilhas que ninguém mais parece apreciar; cores, peixes, cães e pipas simplesmente não são importantes no mundo dos adultos, que estão muito mais interessados em coisas como casa, grifes e conforto. Ishaan tem dificuldades na leitura, escrita e compreensão de letras, palavras e frases, por isso não consegue ir bem na escola e é constantemente castigado e pressionado. Quando ele fica em muito mais problemas que seus pais possam lidar, é enviado para um internato em outra cidade, onde possa assim ser 'disciplinado’. As coisas não são diferentes em sua nova escola, e Ishaan além de não melhorar nos estudos, debate-se com o trauma e a tristeza da separação de sua família. Mas um dia, um novo professor de arte entra em cena, Ram Shankar Nikumbh, que contagia seus alunos com alegria e otimismo. Ele quebra todas as regras de "como as coisas deveriam ser feitas", pedindo-lhes para pensar, sonhar e imaginar, e todas as crianças respondem com entusiasmo, exceto Ishaan. O professor logo percebe o problema, e vai em busca do motivo. Com tempo, paciência e atenção, ele tentará solucionar esta dificuldade e assim ajudar Ishaan a encontrar a si mesmo.

‘Taare Zammeen Par” ou “Estrelas na Terra”, é o primeiro filme do astro indiano Aamir Khan na direção (também interpreta o professor). Aclamado por crítica e público, teve seu lançamento mundial no último dia 21 de dezembro, sendo escolhido como o melhor filme de ‘Bollywood’ em 2007 por vários cineastas e críticos do país. Prova disso são as 14 indicações no ‘Star Screen Awards’, incluindo-se melhor filme e melhor diretor. No ‘IMDB’, hoje o filme está cotado com nada desprezíveis 9.3/10 e se você ainda tem dúvida se vale a pena assisti-lo, basta ler alguns dos comentários lá presentes. São de arrepiar.

http://www.imdb.com/title/tt0986264/

Para quem assistiu e não lembra, então esclareço. Aamir Khan já esteve aqui neste blog, ele é um dos protagonistas de 'Rang de Basanti', onde interpretava DJ.

E ao que me consta, o garoto que faz Ishaan no filme não é o filho ou o irmão indiano perdido de Ronaldinho Gaúcho.

A legenda original teve como base primeira o áudio e deixava muito a desejar. Complica ainda mais o fato de no filme misturarem inglês e hindu inclusive em um mesmo diálogo. Em todo caso, tentei compreende-lo na medida do meu possível e deu bastante trabalho inserir falas, acertar sincronia, dividir linhas. Ainda assim notarão que uma ou outra passagem sobrou, então peço que quem puder ir sugerindo correções e preenchendo as lacunas, mande-me um email. Dessa forma ela vai ficando melhor.

- Minha Legenda:
AQUI

- Link Torrent
(1CD - Release com sincronia 100% garantida):
AQUI

- Links HTTP
(1CD - Sincronia a testar)
:
http://rapidshare.com/files/78880899/Mr.Said.Taare.Zameen.Par.1CD.Predvdrip.Engsub.part1.rar http://rapidshare.com/files/78881048/Mr.Said.Taare.Zameen.Par.1CD.Predvdrip.Engsub.part2.rar http://rapidshare.com/files/78881199/Mr.Said.Taare.Zameen.Par.1CD.Predvdrip.Engsub.part3.rar http://rapidshare.com/files/78881327/Mr.Said.Taare.Zameen.Par.1CD.Predvdrip.Engsub.part4.rar http://rapidshare.com/files/78880506/Mr.Said.Taare.Zameen.Par.1CD.Predvdrip.Engsub.part5.rar http://rapidshare.com/files/78880639/Mr.Said.Taare.Zameen.Par.1CD.Predvdrip.Engsub.part6.rar http://rapidshare.com/files/78880750/Mr.Said.Taare.Zameen.Par.1CD.Predvdrip.Engsub.part7.rar
http://rapidshare.com/files/78880763/Mr.Said.Taare.Zameen.Par.1CD.Predvdrip.Engsub.part8.rar

- Link Dreamule

(1CD - Release com sincronia, aparentemente, garantida):
AQUI

Essas são só sugestões. Na verdade, procurando na net, é bem fácil encontrar dezenas de links para o filme. E talvez estejam todos bem sincronizados, não sei. É só baixar!

2 comentários:

Mara e Tati disse...

O filme é maravilhoso! Minha sugestão é ter legendas das músicas.

marcya disse...

Amei tanto o filme que já o elegi como meu filme indiano preferido.
Confesso que não o conhecia até chegar aqui no seu blog, o que aliás, eu adoro navegar.

Apesar de ser longo o filme, não achei cansativo.
É sensacional a forma como a história foi contada,
e muito linda a mensagem que o filme transmite.
Muito obrigada, se não fosse por você e seu maravilhoso trabalho
com a tradução eu não teria conhecido esta obra prima que emociona com intensidade, que realmente fazem sentido e vale a pena descobrir.
Importante para profissionais educacionais aprender que existem diferenças, todos deveriam vê-lo.
A legenda está ótima, parabéns!
Que Deus te abençõe e te ilumine sempre!!
Abraços.