
Violento, dramático, controverso, apaixonante e profundamente emotivo, “Hunger” é uma experiência multi-sensorial que nos dá uma visão da Greve de Fome do IRA, mais concretamente dos últimos meses de vida de Bobby Sands na prisão de Maze em Belfast, na Irlanda do Norte do início dos anos 80.
Grande parte do filme desenvolve-se numa sucessão de planos longos que sugerem verdadeiras "pinturas". Submerso em tanta tragédia, em termos visuais, é absolutamente deslumbrante. Parco em palavras, realçando até a solidão nas celas, o filme transmite de forma absolutamente tangível as várias formas de violência e protesto de que eram alvo os prisioneiros republicanos, capazes de passar quase cinco anos apenas com um cobertor como roupa, sem tomar banho e rodeado de paredes cobertas de excrementos e comida podre. Enquadra também magistralmente o declínio físico atroz de Sands durante os 66 dias em que se recusou a ingerir alimentos, numa impressionante entrega do ator Michael Fassbender.
"Hunger" deu ao seu diretor – Steve McQueen - até então mais conhecido no circuito das artes plásticas – o prêmio Caméra D'Or, no festival de Cannes de 2008.
O filme apresenta longos planos e poucos diálogos. Mas um deles é especial e quase hipnotizante: um plano-seqüência de quase 20 minutos, com a câmera estática, que consome 80% do que se ‘diz’ no filme. A legenda não é fruto de subpack, por isso certamente tem imperfeições, o que de toda forma não tira o brilho da experiência de assisti-lo.
Detalhe: meu release é o Hunger.2008.RERIP.LiMiTED.DVDSCR.XViD-HLS.
Durante a tradução da legenda, apareceu em cena a versão Hunger.2008.LiMiTED.DVDRiP.XViD.HLS. A partir do DVDScr, me foi passada a sincronia para a versão DVDRip. Confesso não ter certeza se realmente está 100%, então se alguém posteriormente verificar alguma incongruência, favor comunicar.
- Minha Legenda:
AQUI
- Torrent:
AQUI
- Emule:
AQUI