http://www.imdb.com/title/tt0498505/
Baseado no romance best-selling de Yoko Ogawa, 'O Professor e sua Amada Fórmula' conta a história de uma empregada (Eri Fukatsu) que é contratada por uma arredia herdeira (Ruriko Asaoka) para cuidar do seu cunhado (Akira Terao), que desde um acidente de carro dez anos atrás, periodicamente tem sua memória apagada a cada oitenta minutos. Antes disso, ele era um professor de matemática célebre, e é pelo amor dele aos números e pela vontade da empregada aprender qualquer coisa nova, que os dois formam uma forte amizade, mesmo que a cada dia ela tenha que recomeçar. À certa altura, o professor também conhece o filho da empregada, um garoto de 10 anos, e o apelida de Raiz (Ryusei Saito), uma referência ao símbolo da raiz quadrada. Juntos, este trio consegue formar uma família improvisada, mesmo com os desafios que a lesão cerebral do professor representa.
Dirigido por Takashi Koizumi, assistente de direção dos últimos 5 trabalhos de Akira Kurosawa, 'O Professor e sua Amada Fórmula' é narrado pelo garoto, já adulto e ministrando uma aula de matemática em que usa sua experiência com o professor para transmitir conceitos importantes, sobre matemática e sobre a vida também. Mas o filme, na verdade, tem uma história muito simples, e ao mesmo tempo encantadora, com certas sutilezas da cultura oriental. Se a princípio vemos o professor como uma pessoa excêntrica, absorvida pelos teoremas matemáticos, que até usa os números quando não sabe o que dizer, com a dedicação de sua nova empregada e do filho dela, passamos a vê-lo como alguém que vive apenas o presente, sem se preocupar tanto com sua memória, salvando-o, a bem dizer, da miserável solidão que sua condição (e história) pode causar.
No fim, temos aqui um filme charmoso, elegantemente bem feito, que tece uma história sobre amizade e paixão, um estudo de caráter que vale a pena acompanhar.
- Minha Legenda:
AQUI
- Links HTTP:
CD1
Part1.rar
Part2.rar
Part3.rar
Part4.rar
Part5.rar
Part6.rar
Part7.rar
Part8.rar
CD2
Part1.rar
Part2.rar
Part3.rar
Part4.rar
Part5.rar
Part6.rar
Part7.rar
Part8.rar
senha: uploaded-by-ghiengame
- Link Torrent:
AQUI
A definição de um Matemático em relação a um Cientista pode ser resumida pelo fato que, enquanto este último tenta descubrir uma aproximação da verdade sobre o mundo ao seu redor, um Matemático só procura a verdade absoluta. Estudar Matemática é apreciar o miríade de padrões e ligações que os números podem nos falar sobre nosso próprio pedacinho de existência. Poucos sabem aqui, mas minha área de formação é justamente a de Exatas. E como este tema é personagem deste último filme, deixo aqui pequenas biografias sobre importantes personagens citados no filme, fazendo valer, assim, o 'Adjacências' do título do blog. É bom dizer também que todos vão relembrar dos tempos de escola, quando os fatoriais, os números primos, ou perfeitos, ou inteiros, nos acompanhavam (ou atormentavam). Mas não é tratada de forma assustadora e acredito que não seja empecilho.
Pitágoras: filósofo e matemático grego que nasceu pelos anos de 571 a.C. e 570 a.C. e morreu provavelmente em 497 a. C. ou 496 a.C.. Pitágoras foi o fundador de uma escola de pensamento grega chamada em sua homenagem de pitagórica, onde a essência, que é o princípio fundamental que forma todas as coisas, é o número. E não preciso nem lembra-los do seu famoso teorema, onde a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa. Também foi o primeiro filósofo a criar uma definição que quantificava o objetivo final do Direito: a Justiça.
Raffael Bombelli: viveu no século XVI, sendo incertas as datas correspondentes ao seu nascimento e à sua morte. Crê-se que era natural de Bolonha e nesta cidade exerceu grande parte da sua atividade de matemático e de engenheiro hidráulico. Imaginou um processo para a resolução de equações de 4º grau que ainda hoje é conhecido pelo nome de "regra de Bombelli"
John Napier (1550 - 1617): foi um matemático, astrólogo e teólogo escocês. Ele é mais conhecido como o inventor do logaritmo natural (ou neperiano) e por ter popularizado o ponto decimal.
René Descartes (1596 - 1650): foi um filósofo, físico e matemático francês. Notabilizou-se sobretudo por seu trabalho revolucionário na filosofia, mas também obteve reconhecimento matemático posterior por sugerir a fusão da álgebra com a geometria, fato que gerou a geometria analítica e um sistema de coordenadas que hoje leva o seu nome. Por vezes chamado de "o fundador da filosofia moderna" e o "pai da matemática moderna".
Pierre de Fermat (1601 - 1665): matemático e cientista francês. Considerado o Príncipe dos amadores, Pierre de Fermat nunca teve formalmente a matemática como a principal atividade de sua vida. Jurista e magistrado por profissão, dedicava à Matemática apenas suas horas de lazer e, mesmo assim, foi considerado por Pascal o maior matemático de seu tempo. As contribuições de Fermat para o cálculo geométrico e infinitesimal foram inestimáveis. Contudo, o que mais o interessava, na verdade, era um ramo da Matemática chamado teoria dos números, que tem poucas aplicações práticas claras. É da teoria dos números seu famoso teorema, conhecido como Último Teorema de Fermat, uma espécie de Santo Graal da Matemática, que levou 358 anos para ser resolvido e até virou um livro famoso.
Leonhard Paul Euler (1707 - 1783): matemático e físico suíço. Produziu trabalhos fundamentais em Teoria de Números, Séries, Cálculo de Variações, Mecânica, entre muitos outros. É sua a famosa fórmula de Euler da área específica da análise complexa, que mostra uma relação profunda entre as funções trigonométricas e a função exponencial.